O climatério e a menopausa são fases temidas por muitas mulheres, não pelas fases em si, mas sim pelas consequências que podem trazer. O climatério é a transição da fase reprodutiva para a pós-menopausa, caracterizado por mudanças hormonais, principalmente a diminuição de estrogênio e progesterona. A menopausa, por sua vez, marca o fim da menstruação e da capacidade reprodutiva, geralmente ocorrendo entre 45 e 55 anos, manifestando sintomas como suores noturnos, fogachos, alterações no sono, ganho de gordura, dificuldade de emagrecimento, irritabilidade, secura vaginal e diminuição da libido.
Embora cada mulher vivencie a menopausa de maneira única, existem estratégias para melhorar a qualidade de vida nessa fase. A terapia de reposição hormonal é uma opção, mas não substitui a necessidade de mudanças no estilo de vida, como adoção de novos hábitos alimentares, prática de atividade física, melhoria do sono, cuidado com o intestino, gerenciamento do estresse e reposição de nutrientes específicos.
Tauana Barros, nutricionista especializada em saúde da mulher, destaca 6 mudanças essenciais para uma melhor qualidade de vida durante o climatério e a menopausa:
- Inclua 3 temperos nas refeições: Açafrão (com propriedades anti-inflamatórias), salsão/salsinha (excelente para a função detox e redução de inchaço) e alho (auxilia no controle da glicemia e possui propriedades antifúngicas).
- Inclua chás para melhorar o sono: Mulungu, valeriana e melissa são opções que podem ajudar a promover um sono mais tranquilo.
- Opte por chás de cor vermelha: Chás como amora, frutas vermelhas e casca de romã, ricos em antioxidantes, são fundamentais durante o desequilíbrio hormonal.
- Reduza o consumo de carne vermelha: Consumir carne vermelha até 3 vezes por semana é suficiente, evitando o excesso de gorduras saturadas que podem aumentar os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.
- Diminua o consumo de farinhas brancas e açúcar: Excesso de açúcar e farinha branca contribui para aumento de glicose e insulina, levando a cansaço, indisposição e acúmulo de gordura abdominal.
- Pratique atividade física: A falta de atividade física na menopausa pode resultar na perda de massa muscular, desaceleração do metabolismo e dificuldade de emagrecimento. Comece com algo simples, como uma caminhada 3 vezes por semana.
Tauana Barros destaca que a aplicação consistente dessas mudanças diariamente pode significativamente melhorar a qualidade de vida durante o climatério e a menopausa. Para mais conteúdo relacionado, ela convida a segui-la no Instagram: @tauanabarrosnutricionista.
Excelente!!! 👏🏻👏🏻👏🏻